A Ananda Marga

Ananda significa “bem-aventurança” e Marga significa “caminho.”

Então Ananda Marga significa “Caminho da Bem-Aventurança“.

Bem-Aventurança é felicidade infinita. É o desejo fundamental de qualquer ser humano. “Existe nos seres vivos uma sede pelo infinito.” Nunca nos satisfazemos com coisas limitadas. Podem dar-nos prazer por algum tempo, mas não satisfação a longo prazo. Um objecto limitado pode apenas dar uma felicidade limitada e temporária. Mas só a felicidade infinita nos pode satisfazer. Então como vamos atingi-la? Expandindo a nossa consciência até ao infinito; transformando a nossa experiência limitada individual na experiência cósmica do ilimitado: felicidade infinita; paz perfeita e contentamento – bem-aventurança.

A Ananda Marga ensina um conjunto de técnicas e práticas para desenvolvimento do potencial latente do ser humano, com o propósito de realizar um estado de total paz infinita e felicidade – aquilo a que chamamos “auto-realização”.

É uma prática introversiva e intuitiva, com técnicas abrangendo desde higiene pessoal a posturas de yoga, desde serviço social a meditação. O seu objectivo é a elevação dos seres humanos, individual e colectivamente, em todas as esferas da sua existência: individual, social, económica, intelectual e espiritual.

A Ananda Marga procura dar resposta aos mais profundos desejos e aspirações humanas de desenvolvimento individual e harmonia coletiva.

Como organização, a Ananda Marga tem uma rede global de centros em praticamente todos os países do mundo. As suas actividades englobam uma grande variedade de projectos para o bem-estar da humanidade, animais, plantas e de todo o ecossistema.

A filosofia da Ananda Marga é universalista. É uma perspectiva que abraça tudo e todos, que olha para todos os seres como membros de uma grande família cósmica e todo o universo como uma expressão de uma mesma Consciência Universal. A Ananda Marga considera que é necessário um equilíbrio entre os aspectos mundanos e espirituais da existência, e que nenhum deve ser negligenciado às custas do outro.

A objectivo da Ananda Marga é “Auto-realização e bem-estar do universo“.

Para mais informações: www.anandamarga.pt

Veja também…

Equipa de formadores do curso